MÊS DA ASA

Concerto Sinfônico celebra Mês da Asa e legado de Casimiro Montenegro

A apresentação emocionou o público ao unir música, cultura, história e patriotismo, destacando a trajetória de uma das maiores personalidades da aviação brasileira
Publicada em: 11/10/2024 10:05
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet
Edição: Agência Força Aérea

Em comemoração ao Mês da Asa e aos 120 anos do nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) e a Banda de Música do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizaram, nessa quinta-feira (10/10), um grandioso Concerto Sinfônico.

O evento, realizado na Igreja da Cidade, em São José dos Campos (SP), reuniu mais de 5.000 pessoas em uma experiência musical que mesclou música, cultura, história e patriotismo. O repertório destacou a trajetória do Marechal, engenheiro, idealizador e fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), revisitando momentos marcantes de sua vida e legado.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, enfatizou que o legado de Casimiro Montenegro Filho permanece vivo, inspirando novas gerações de engenheiros e aviadores. “Celebrar esse ícone é uma forma de honrar o passado e projetar o futuro da aviação nacional”, destacou.

“Hoje é um dia memorável para o Comando da Aeronáutica e, especialmente, para o DCTA. Pela primeira vez, reunimos nossa Orquestra Sinfônica e nossa Banda para homenagear o Marechal do Ar Montenegro. Graças à sua visão e liderança, foram criados o DCTA e o ITA, pilares do desenvolvimento tecnológico do Brasil. É uma honra estar à frente da direção do DCTA e fazer parte do que a Força Aérea realiza nas áreas de ciência, tecnologia e inovação”, finalizou o Diretor-Geral do DCTA

O concerto apresentou um repertório especial, com peças clássicas e trilhas sonoras inspiradas em grandes feitos aeronáuticos, simbolizando coragem, inovação e espírito de liderança. O Sargento Músico Natan Severiano de Oliveira, da OSFAB, ressaltou a importância da colaboração entre a Orquestra e o DCTA. “É muito significativo para nós, músicos, elevar não apenas a instituição, mas também a música e a cultura neste momento sublime”, afirmou.

O Marechal do Ar Montenegro, homenageado da noite, é reconhecido como um dos pioneiros da aviação brasileira, e suas contribuições para o desenvolvimento da aviação e da tecnologia aeroespacial foram destacadas em discursos e em uma emocionante apresentação multimídia, que relembrou momentos importantes de sua carreira.

Em seu pronunciamento, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ressaltou a importância do Marechal para a história da FAB e para o avanço da ciência e tecnologia no Brasil. “Reunir mais de 5.000 pessoas nesta noite demonstra o respeito e o carinho que a comunidade de São José dos Campos tem por esse grande brasileiro. Celebrar o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, junto ao legado do Marechal do Ar Montenegro, nos lembra do compromisso com a inovação e a defesa da soberania nacional, valores que ele sempre defendeu e que continuam a guiar nossas ações”, afirmou.

Participaram, também, do evento, o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, entre outros Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Professor Duntor Antônio Guilherme de Arruda Lorenzi, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos de Organizações Militares, Pastor Carlito Paes da Igreja da Cidade, colaboradores, entre outros civis e militares.

O público presente elogiou a qualidade musical da apresentação, destacando a precisão técnica e a emoção transmitida pelos músicos. “O espetáculo foi maravilhoso! Sentimos a emoção em cada nota, e a diversidade do repertório encantou a todos”, comentou a Sargento Joseane de Lima.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

Vídeo: Soldado Laube / CECOMSAER

imagens/original/48005/WhatsApp_Image_2024_10_11_at_08.31.40_(1).jpeg
imagens/original/48005/WhatsApp_Image_2024_10_11_at_08.31.40_(4).jpeg
imagens/original/48005/WhatsApp_Image_2024_10_11_at_08.31.41.jpeg
imagens/original/48005/WhatsApp_Image_2024_10_11_at_08.31.41_(2).jpeg